SÍNTESE ESPIRITA - FILOSOFIA ESPIRITA por André Luis













Filosofia Espírita

"Seja útil em qualquer lugar, mas não guarde a pretensão de agradar a todos; não intente o que o próprio Cristo ainda não conseguiu." (A. C., 4)

"Aprenda a ceder em favor de muitos, para que alguns intercedam em seu benefício nas situações desagradáveis." (Idem, 4)

"Proceda com inteligência em todas as situações. Não se esqueça, porém, de que muitos homens inteligentes são meros velhacos. "(Idem, 11)

"Dê suas lições sensatamente, na escola da vida, enquanto o livro das provas repousa em suas mãos. Aprender é uma bênção e há milhares de irmãos, não longe de você, aguardando uma bolsa de estudos na reencarnação."(AC. 14)

"Use calma. A vida pode ser um bom estado de luta, mas o estado de guerra nunca será um vida boa." (Idem, 10)

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo. É perigoso guardar uma cabeça cheia de sonhos, com as mãos desocupadas." (14)

"Guarde o equilíbrio. Paixões e desejos desenfreados são forças de arrasamento na Criação Divina." (Idem, 30)

"Procure um delinqüente e encontrará muitos malfeitores. É necessário, então, que você possua imenso cabedal de amor para renová-los, sem fazer-se criminoso também. (Idem, 19)

"Utilize o corpo físico para recolher as bênçãos da vida Mais Alta, enquanto suas peças se ajustam harmoniosamente. O vaso que reteve essências sublimes ainda espalha perfume, depois de abandonado."(Idem, 14)

"Não é o companheiro dócil que exige a sua compreensão fraternal mais imediata. É aquele que ainda luta por domar a ferocidade da ira, dentro do próprio coração." (Idem, 46)

"Não basta que sua boca esteja perfumada. É imprescindível que permaneça incapaz de ferir." (Idem, 22)

"Não seja intolerante em situação alguma. O relógio bate, incessante, e você será surpreendido por inúmeros problemas difíceis em seu caminho e no caminho daqueles que você ama." (Idem, 24)

"Não viva pedindo orientação espiritual, indefinidamente. Se você já possui duas semanas de conhecimento cristão, sabe, à saciedade, o que fazer". (Idem, 17)

"Não lhe fira a calúnia. Viva de modo que ninguém possa acreditar no caluniador." (Idem 25)

"Se você considerar excessivamente as críticas do inferior, suporte sem mágoa as injunções do plano a que se precipitou." (Agenda Cristã, 4)

"Ampare fraternalmente o invejoso; o despeito é indisfarçável homenagem ao mérito e, pagando semelhante tributo, o homem comum atormenta-se e sofre." (Agenda Cristã, 4)

"Evite a impaciência. Você já viveu séculos incontáveis e está diante de milênios sem fim." (Idem, 30)

"Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro. Demonstre a sua." (Idem, 31)

"Seus dias são marcas no caminho evolutivo. Não se esqueça de que compactas assembéias de companheiros encarnados e desencarnados conhecem-lhe a personalidade e seguem-lhe a tragetória pelos sinais que você está fazendo." (Idem, 32)

"Amar não é desejar. É compreender sempre, dar de si mesmo, renunciando aos próprios caprichos e sacrificar-se para que a luz divina do verdadeiro resplandeça." (Idem 28)

"No desempenho dos deveres cristãos, não aguarde recursos externos para cumpri-los. O melhor patrimônio que você pode dar às boas obras é o seu próprio coração." (Idem, 36)

"Não converta seus ouvidos num paiol de boatos. A intriga é uma víbora que se aninhará em sua alma." (Idem 41)

"O maledicente desejará que você observe, tanto quanto ele, o lado desagradável da vida alheia." (Idem, 48)

"Não se aflija pela aquisição de vantagens imediatas na experiência terrestre. Os museus permanecem abarrotados de mantos de reis e de outros "cadáveres de vantagens mortas".
(Agenda Cristã, 37)

"Sua capacidade de orientar disciplinará muita gente, melhorando personalidades; contudo, se você não se disciplinar, a Lei o defrontará com o mesmo rigor com que ela se utiliza de você para aprimorar os outros." (Idem, 40)

"Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, e o maior inimigo de suas realizações mais nobres." (Agenda Cristã, 42)

"O homem imperfeitamente espiritualizado sempre busca igualar os semelhantes a si mesmo. Lembre-se, contudo, de que você é você, com tarefa original e responsabilidades diferentes e, se pretende a felicidade real, não deve esquecer a consulta aos padrões do bem, com o Cristo, em todas as horas de sua vida." (Idem, 48)

"É muito provável que, por enquanto, seja plenamente dispensável a sua cooperação no paraíso. É indiscutível, porém, a realidade de que, no momento, o seu lugar de servir e aprender, ajudar e amar, é na Terra mesmo."(Idem, 46)

"A proteção da Esfera Superior é inegável para todos nós que ainda nos movimentamos na sombra. Ai de nós, todavia, se não procurarmos as bênçãos da luz!... (Idem, 43)

"A mente centralizada na oração pode ser comparada a uma flor estelar, aberta ante o Infinito, absorvendo-lhe o orvalho nutriente de vida e luz." ANDRÉ LUIZ (Mecanismos da Mediunidade, XXV)

Nenhum comentário: