Contradições Bíblicas


Aqueles que seguem a Bíblia "ao pé da letra" e a tem como fonte única e infalível da verdade, não gostam de admitir isso. Porém, a verdade é que há, sim, contradições gritantes, principalmente entre o Velho e o Novo Testamento.
O Velho Testamento é um conjunto de relatos das lutas, experiências, crenças e esperanças do povo judeu. E que devem ser interpretados à luz da razão e do bom senso, pois só assim iremos nos afastar da radicalização e do fanatismo, dois sentimentos que já causaram muito mal à humanidade.
O mais importante no estudo do Antigo Testamento é que devemos ter sempre em mente que os ensinos lá contidos, e que podem ser aproveitados, não devem jamais contradizer os ensinos do Mestre Jesus. Aqueles que os contradizem não devem ser considerados como ensinos morais, mas somente como informações históricas.
Vamos agora analisar algumas contradições contidas no Velho Testamento

4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.


"Não matarás" ou "Matarás"?

Deuteronômio, 5-17: Não matarás (6o. mandamento)
Porém, veja trechos do próprio velho testamento onde o mandamento é MATAR!

No próprio Deuteronômio:

13 - 12 Se, a respeito de alguma das tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá para ali habitares, ouvires dizer:
13 - 13 Uns homens, filhos de Belial, saindo do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses!-deuses que nunca conheceste-
13 - 14 então inquirirás e investigarás, perguntando com diligência; e se for verdade, se for certo que se fez tal abominação no meio de ti,
13 - 15 certamente ferirás ao fio da espada os moradores daquela cidade, destruindo a ela e a tudo o que nela houver, até os animais
17 - 2 Se no meio de ti, em alguma das tuas cidades que te dá o Senhor teu Deus, for encontrado algum homem ou mulher que tenha feito o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, transgredindo o seu pacto,
17 - 3 que tenha ido e servido a outros deuses, adorando-os, a eles, ou ao sol, ou à lua, ou a qualquer astro do exército do céu (o que não ordenei),
17 - 4 e isso te for denunciado, e o ouvires, então o inquirirás bem; e eis que, sendo realmente verdade que se fez tal abominação em Israel,
17 - 5 então levarás às tuas portas o homem, ou a mulher, que tiver cometido esta maldade, e apedrejarás o tal homem, ou mulher, até que morra.

No Levítico:

20 - 9 Qualquer que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele.
20 - 10 O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.
20 - 11 O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos os adúlteros certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.
20 - 12 Se um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente serão mortos; cometeram uma confusão; o seu sangue será sobre eles.
20 - 13 Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.
20 - 14 Se um homem tomar uma mulher e a mãe dela, é maldade; serão queimados no fogo, tanto ele quanto elas, para que não haja maldade no meio de vós.
20 - 15 Se um homem se ajuntar com um animal, certamente será morto; também matareis o animal.
20 - 16 Se uma mulher se chegar a algum animal, para ajuntar-se com ele, matarás a mulher e bem assim o animal; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles:
20 - 17 Se um homem tomar a sua irmã, por parte de pai, ou por parte de mãe, e vir a nudez dela, e ela a dele, é torpeza; portanto serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; terá descoberto a nudez de sua irmã; levará sobre si a sua iniqüidade.
20 - 18 Se um homem se deitar com uma mulher no tempo da enfermidade dela, e lhe descobrir a nudez, descobrindo-lhe também a fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo.
20 - 27 O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.
24 - 16 E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente será morto; toda a congregação certamente o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o natural, que blasfemar o nome do Senhor, será morto.
24 - 17
E quem matar a alguém certamente morrerá
24 - 19 Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
24 - 20 quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.
24 - 23 E disse Moisés aos filhos de Israel que levassem o que tinha blasfemado para fora do arraial e o apedrejassem com pedras; e fizeram os filhos de Israel como o SENHOR ordenara a Moisés.

No Êxodo


31 - 14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo.
31 - 15 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto
21 - 15 Quem ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.

21 - 16 Quem furtar algum homem, e o vender, ou mesmo se este for achado na sua mão, certamente será morto.
21 - 17 Quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.
21 - 28 Se um boi escornear um homem ou uma mulher e este morrer, certamente será apedrejado o boi e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido.
21 - 29 Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono, tendo sido disso advertido, não o guardou, o boi, matando homem ou mulher, será apedrejado, e também o seu dono será morto.

Em Números


15 - 32 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
15 - 33 E os que o acharam apanhando lenha trouxeram-no a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.
15 - 34 E o meteram em prisão, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
15 - 35 Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.
15 - 36 Levaram-no, pois, para fora do arraial, e o apedrejaram, de modo que ele morreu; como o Senhor ordenara a Moisés.

"Olho por olho, dente por dente..."

Veja abaixo trechos do Levítico em total contradição com trechos do Novo Testamento:

Levítico

24 - 17 E quem matar a alguém certamente morrerá
24 - 19 Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
24 - 20 quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.

Mateus

5-38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
5 - 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
5 - 40 e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;


Levítico


20 - 10 O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.

João, Capítulo 8

8-1 Porém Jesus foi para o monte das Oliveiras.
8-2 E, pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
8-3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério.
8-4 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando,
8-5 e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
8-6 Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
8-7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.


Conclusão:

Até onde se deve seguir os ensinamentos contidos no Velho Testamento? As leis de Moisés, que pregam a morte daqueles que as contrariam, estão completamente em contradição com os ensinos de Jesus, que sempre pregou o perdão até mesmo aos inimigos. Na verdade, as Leis de Moisés estão em contradição consigo mesmas, pois em Deuteronômio 5-17 diz "Não matarás", mas em diversas outras passagens, prega a pena de morte aos transgressores. Totalmente Contraditório!
Então, é preciso muito cuidado com a utilização que é feita da Bíblia, e estar alerta à palavra daqueles que pregam sua obediência "ao pé da letra".




Nenhum comentário: